Artigos

Benedito Abbud: a importância dos projetos de bairros e áreas urbanas

Benedito Abbud aponta para a importância dos projetos de bairros e áreas urbanas no processo de desenvolvimento e revitalização das cidades.

Fevereiro 2013 - Em um cenário que exige cada vez mais a criação de soluções e o desenvolvimento de projetos que atendam às necessidades da melhora de qualidade de vida nas cidades, o núcleo de urbanismo do escritório Benedito Abbud assina projetos de cidades, bairros, loteamentos, parques e praças que apontam a importância do planejamento para atingir o real desenvolvimento sustentável e, assim, oferecer ao cidadão e empreendedores um modelo eficaz para o crescimento dos centros urbanos.

Estima-se que as cidades ocupam apenas 3% da massa terrestre, mas, por outro lado, sua população consome cerca de 70% da energia produzida no planeta, sendo que 40% deste consumo acontece nas edificações. Os centros urbanos são, ainda, responsáveis por gerar cerca de 80% do PIB mundial ao mesmo tempo em que descartam mais de 50% de todo lixo produzido no mundo. Números que apontam para o problema e também para a solução, já que grande parte da população economicamente, culturalmente e socialmente ativa habita estes centros.

''Ao avaliar o atual mapa de desenvolvimento urbano brasileiro, percebemos a oportunidade de criar um novo conceito de urbanismo, baseado na paisagem e nos recursos naturais existentes. Garantindo assim uma vida melhor aos cidadãos, bem como a redução do custo de implantação e manutenção das áreas urbanizadas, sem deixar de lado aspectos sociais e culturais.” afirma Felipe Abbud, arquiteto responsável pelo núcleo de urbanismo do escritório Benedito Abbud.

Seja no desenho de um loteamento, condomínio residencial, um bairro, ou até mesmo uma cidade inteira, a qualidade de vida do usuário, a mobilidade urbana, a acessibilidade, a presença do verde como elemento estruturador da paisagem, o correto dimensionamento dos equipamentos públicos e comunicação visual, além da valorização dos espaços de convivência e lazer são elementos sempre presentes nos projetos desenvolvidos pelo escritório Benedito Abbud, que atua em todos os estados brasileiros.

As peculiaridades e as características bioclimáticas e culturais de cada região do Brasil são consideradas no momento de desenhar soluções que atendam às necessidades dos futuros moradores em cada um dos projetos que saem da prancheta do escritório. O forte calor da região norte e nordeste, por exemplo, exige arborização de sombras densas, aliviando as altas temperaturas e melhorando as condições de ventilação do sistema viário. Já o clima ameno da região sul permite arborização com plantas caducas, ou seja, espécies que perdem as folhas durante o inverno possibilitando a presença desejada do sol nessa época do ano.

Apostando em um novo modelo de desenvolvimento urbano como eficaz resposta para a requalificação e o resgate da qualidade de vida nas grandes cidades, o escritório Benedito Abbud atenta para a importância do papel da vegetação no tratamento dos espaços comuns. Independente da solução envolver grandes ou pequenas áreas de intervenção, a arborização e presença do verde são elementos fundamentais tanto para valorizar a identidade e beleza de um núcleo urbano quanto melhorar a qualidade do ar e consequente saúde humana.

''É fundamental plantar árvores e arbustos em passeios urbanos, mas também é excelente escolha optar pela construção de muros verdes, os já famosos jardins verticais que forram nossas paredes com vegetação e não exigem grandes investimentos ou espaços disponíveis'', esclarece Benedito Abbud, arquiteto paisagista titular do escritório. Benedito Abbud lembra, ainda, que novos modelos de desenvolvimento urbano e qualificação de espaços públicos podem significar a valorização de empreendimentos imobiliários e ganhos reais para os investidores, construtoras e empresas de vendas.

Projetos que contemplam a criação de equipamentos urbanos em calçadas, ruas, praças e parques convidam o cidadão a utilizar estes ambientes para convivência social, lazer e contemplação da paisagem. Para isso é necessário o tratamento adequado dessas áreas, com desenvolvimento de projetos que contemplem as diversas faixas etárias, acessibilidade universal, além de valorizar a diversidade cultural, educação ambiental, comunicação visual e paisagem urbana. Ações simples tais como planejar fiação subterrânea pode ser extremamente benéficas quando desenvolvidas em projetos de larga escala tais como cidades e comunidades planejadas. ''O resultado é uma cidade mais viva, habitada pela sociedade que torna os espaços públicos mais seguros e democráticos'', garante Benedito Abbud.

Escritório Benedito Abbud
Fundado em 1981, o escritório Benedito Abbud desenvolve projetos no Brasil e outros países como Argentina, Uruguai e Angola, tendo em seu portfolio mais de 5.200 trabalhos realizados em diversas escalas de empreendimentos que vão desde cidades, bairros, parques, praças, condomínios verticais e horizontais, residências uni familiares até empreendimentos corporativos e comerciais tais como hotéis e flats (urbanos e resorts), loteamentos (residenciais e industriais), habitações compactas, shoppings centers e áreas especiais.

Fonte: Pitanga Comunicação