Artigos

Construção civil: especialista mostra como profissionais devem se preparar para grandes eventos

Após viver um período de estagnação devido à falta de investimentos, na década de 90, o mercado de construção civil requer, cada vez mais, profissionais de engenharia qualificados. Com os grandes eventos, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, a demanda por profissionais no Brasil aumentará. Zacarias Chamberlain, autor do livro Projeto e Cálculo de Estruturas de Aço, da editora Elsevier, explica como os profissionais da área devem se qualificar.

“Foram mais de 40 anos sem obras de infraestrutura, muito maiores que uma dúzia de estádios, que envolvem soluções de mobilidade (viadutos, pontes, túneis, entre outras obras). Os profissionais devem estudar em cursos de especialização e extensão para se preparar para essas obras de infraestrutura”, explicou.

Para o especialista, falta mão de obra no setor de engenharia, no país. “Em muitas áreas, principalmente em pontes e obras de grande porte industriais, da indústria de petróleo, de celulose”, comentou.

Com a demanda, muitos estudantes de engenharia se preparam para ingressar no mercado. Zacarias disse que um bom engenheiro deve estar sempre bem informado. “É importante aprender a ser autodidata, ler as revistas, se manter informado das novidades tecnológicas, e ver como aplica-las no dia-a-dia. O mais importante é estudar por conta, e se necessário se atualizar através de cursos qualificados. Como estagiários, seja na fase de desenvolvimento de projeto, seja na execução ou na manutenção, as grandes empresas sempre oferecem programas de trainee, basta se manter informado através das redes profissionais (LinkedIn) ou as sociais (Twitter, Facebook)”, afirmou.

Fonte: Activa Comunicação