Artigos

Arquiteto dá dicas importantes para realizar um projeto diferenciado

Planejar uma obra exige uma demanda muito maior do que simplesmente construir o seu imóvel, pois é indispensável a participação de profissionais capacitados em todo o procedimento da construção.

O arquiteto Artur Proença, fundador e diretor do escritório Artur Proença Arquiteto, dá dicas importantes sobre como realizar um projeto eficiente sem ter dor de cabeça.

Dicas para planejar um projeto eficaz:

1 - A escolha do terreno é fundamental para um projeto diferenciado. Portanto, o arquiteto pode participar desse momento.
O profissional irá aconselhar sobre topografia, insolação, incidência de ventos, construções vizinhas, equipamentos urbanos que podem prejudicar o uso do prédio construído, como por exemplo: postes, bueiros, hidrantes etc.

2 - O projeto deve ser feito por profissionais experientes e com foco no tipo e estilo da obra desejada. O conhecimento em projetos ajuda na disposição dos ambientes, melhor implantação do prédio no terreno, escolhas de materiais adequados à ideia arquitetônica (materiais regionais ou de melhor custo e/ou desempenho), por exemplo.

3 - O profissional pode indicar prestadores de serviços de qualidade e gerenciar a obra. Construtores de qualidade deixam sua obra como o projeto de arquitetura foi concebido. O gerenciamento do profissional que concebeu o projeto complementa aquele detalhe que, às vezes, não foi especificado, agregando uma visão espacial e estética para obra, podendo adaptar e explorar ainda mais alguns aspectos que nem sempre o papel aceita.

4 - Usar itens e sistemas sustentáveis. É inadmissível aceitar que projetos sejam concebidos sem essa preocupação.

5 - O profissional deve estar “antenado” com as mudanças e tecnologias dos materiais. Existem diversos materiais para ser empregados em uma obra e, se o profissional escolhido estiver atualizado, o projeto terá maior qualidade e o resultado da construção será mais eficaz e completo. Esse conhecimento implica na beleza, no estilo, na tecnologia desejada, entre outros pontos.

Artur Proença
Artur Proença é arquiteto formado pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN), em 2001. Em 2002, fundou o escritório Artur Proença Arquiteto ( http://www.arturproenca.com.br ). A empresa atua na área de criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos residenciais, comerciais, industriais, urbanísticos, além de acompanhar, fiscalizar e gerenciar construções. Em 2013, assumiu a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, onde como atribuição principal o desenvolvimento urbano do município de Boituva. Além disso, Artur Proença fundou e presidiu a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Boituva (AEAB).

 

Fonte: Agência Om