Artigos

Potencialidade em pequenos espaços

Com as salas comerciais ficando cada vez menores, torna-se fundamental planejar ambientes de trabalho cada vez mais funcionais e criativos


Já não é mais novidade que os imóveis, incluindo os comerciais, estão ficando cada vez mais reduzidos. Por conta dessa realidade, é preciso ter um bom planejamento para que a empresa tenha salas mais funcionais, com organização de materiais e documentos, além de manter um ambiente aprazível para seus funcionários e clientes.


A designer de interiores Laura Santos explica como é possível transformar estes pequenos espaços em um local de trabalho adequado para as pessoas que o utilizam diariamente, criando potencialidade e beleza ao local.


A profissional ressalta a importância de se fazer uma setorização de forma correta, primeiramente entendendo qual a demanda do escritório, a circulação de funcionários e clientes e a necessidade de equipamentos que ele precisa. “As salas de escritório têm que ser muito funcionais e práticas. Mesmo com tamanho reduzido, conseguimos fazer um layout que favoreça essa praticidade para o bom funcionamento do serviço a ser prestado na empresa”, explica.


Laura Santos cita que é necessário separar um espaço para os equipamentos da empresa, como impressora, máquinas de fotocópias e aparelhos de internet, por exemplo, que devem ficar bem colocados e setorizados, para dar uma organização maior ao espaço e não interferir nos demais ambientes do escritório, ocupando lugares desnecessários.


Outro ponto relevante mencionado pela designer é o espaço destinado aos funcionários, que precisam ter mesas de trabalho amplas, com gavetas para pequenos objetos. “É muito interessante fazer nas bancadas de trabalho um painel para embutir a fiação de seus computadores e/ou telefones, pois são muitos fios expostos que, além de ficar feio, também é cansativo visualmente e passa uma imagem de desordem. Recomendo colocar básculas altas para guardar papéis, livros e documentos são muito úteis, assim como armários com prateleiras para arquivar pastas”, explica.


Como pano de fundo, Laura dá a dica de utilizar cores leves, como o branco, seja em tinta ou papel de parede, para não pesar visualmente o espaço, pois os funcionários passam muitas horas dentro do mesmo ambiente.


Com relação ao logotipo da empresa, Laura Santos aconselha que este seja aplicado em uma parede de destaque ou sobre um espelho. Ao lançar mão da segunda opção, além de promover a empresa, o espelho proporciona sensação de amplitude.


Um ambiente às vezes esquecido, porém, de grande importância dentro de um escritório é o banheiro, que precisa estar sempre limpo e ter cuidados especiais. “Um banheiro clean, chique, com uma porta saboneteira, uma plantinha ou adorno que possa valorizar o espaço, pois ele também passa uma informação importante para o cliente, que observa o cuidado da empresa e passa uma boa impressão”, explica Laura Santos.


Para finalizar, a designer lembra que se a sala for um imóvel alugado, é preciso ter o cuidado de trabalhar um mobiliário de fácil remoção, caso haja a necessidade de mudar a empresa de endereço.

 

​A designer de interiores Laura Santos orienta a utilização de cores claras e espelhos, truques para ampliar espaços reduzidos. (Foto: Henrique Queiroga)

 

​Móveis planejados, fiação embutida e básculas altas são recursos para aproveitar melhor os espaços e deixá-los mais organizados. (Foto: Henrique Queiroga)


​A designer de interiores Laura Santos dá dicas para decoração de espaços corporativos reduzidos. (Foto: Rodrigo Camara)


Fonte: MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO