Artigos

Seladores E Primers

Por Antonio José Canhedo

Todas as superfícies , antes de serem pintadas, devem receber uma preparação, e uma parte importante da preparação é a aplicação de um selador.

Como definição, os produtos usados para preparar alvenaria e madeira são chamados de seladores, e para metais e plásticos são chamados de primers.

Servem para criar uma interface que melhora a aderência da tinta a superfície, e também protege a tinta de substancias que existam no substrato e que poderiam degradar a tinta. Fecham a porosidade reduzindo a absorção e aumentando o rendimento da tinta. Exemplos destas substancias são a alcalinidade dos componentes do cimento, as resinas das madeiras, a ferrugem, etc...

Os seladores são feitos geralmente de resina acrílica em alta concentração, e podem ser a base de água ou solvente orgânico, dependendo do grau de selagem que se deseja. Os a base de solvente são indicados para paredes sujeitas a umidade capilar. Para paredes com muitas partículas soltas, são indicados seladores mais concentrados, chamados de fundos preparadores de parede.

Os primers variam de composição, de acordo com o metal a ser pintado. Para metais ferrosos (ferro, aço) é indicado o uso do zarcão, o qual isola a superfície da umidade, visto que toda tinta é porosa, evitando a oxidação do ferro, e a tão indesejada ferrugem. Outros metais não sujeitos a ferrugem, tais como o galvanizado e o alumínio são de difícil aderência. Neste caso existem primers específicos, a base de resina acrílica. Para plásticos também é necessário o uso de um primer adequado.

Importante ressaltar que as resinas acrílicas variam de composição, e que nem sempre o que serve para uma superfície serve para outra. Procure a orientação de um profissional habilitado, ou mesmo de um fabricante para escolher o primer ou selador indicado ao seu caso.

Algumas dicas importantes: procure utilizar um selador ou primer do mesmo fabricante da tinta que você escolheu, pois os fabricantes ajustam suas formulações com seus próprios produtos, e nem sempre uma tinta é compatível com o selador de um concorrente; leia com atenção as instruções do rótulo das embalagens, e siga corretamente a diluição, usando o produto indicado e a quantidade indicada, não vá 'na onda' de pintores que sugerem qualquer coisa diferente, pois, por mais experiente que ele seja, ele não conhece o produto melhor que o fabricante; respeite os tempos de secagem do rótulo, se você aplicar a tinta antes deste tempo, o solvente da tinta pode remover o selador ou primer, estes tempos são estabelecidos em exaustivos testes de laboratório, e não tem por que você duvidar desta informação; a demão de selador não é a primeira demão de tinta; por mais que alguém diga que é desnecessário, sempre aplique, no mínimo, duas demãos de tinta.

Caso você queira tirar alguma dúvida, me coloco a disposição para comentar casos específicos, bastando para isso você deixar sua pergunta no campo dos comentários, logo abaixo, e eu darei um retorno.

Boa Pintura.

Fonte: Artigonal