Cursos

SindusCon-SP inicia curso de Operador de Elevadores de Obra

Cumprir as diretrizes de segurança no canteiro de obras é imprescindível para a integridade física e a saúde do trabalhador. Preocupada com isso, a Regional Ribeirão Preto do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) deu inicio neste sábado (20/02), em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a 16ª turma do curso “Operador de Elevadores de Obra”, na Escola Municipal de Ensino Profissional Básico Dr. Celso Charuri, em Ribeirão Preto (SP). O objetivo é oferecer ao mercado mão de obra qualificada, conforme as exigências da NR-18, norma regulamentadora das condições e meio ambiente do trabalho no setor.
O curso é ministrado pelo técnico de segurança do trabalho, Humberto Rodrigues Ramos, que ressalta a importância da participação daqueles que manejam o equipamento.

“É de extrema importância a construtora ter um profissional qualificado e que esteja apto a manusear o equipamento, garantindo segurança e qualidade na execução do trabalho”, afirma Ramos, lembrando que a certificação é obrigatória para o exercício da função.

Para o operador de cremalheira Adelmir Alceno Siqueira, da Fit Residencial, o curso é a oportunidade de adquirir mais experiência na área. “É fundamental buscarmos a atualização e aperfeiçoamento para executar o trabalho com responsabilidade e segurança”, afirma.

Segundo o servente Antônio Pereira, da Habiarte Barc, o curso proporciona novas oportunidades. “Com ele tenho condições de almejar crescimento profissional na área que gosto. Além de certificar a minha segurança e dos meus colegas”, disse.

O curso “Operador de Elevadores de Obra” é oferecido pela parceria entre a Regional Ribeirão Preto do SindusCon-SP e o Senai, com o apoio da MECAN Indústria e Locação de Equipamentos para Construção, Habiarte Barc Construtores Associados e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. A etapa final acontece no próximo sábado (27/02), com a realização das aulas práticas.

Fonte: Toque de Letra Comunicação