Cursos

Inscrições abertas para o curso de Drywall

Crescimento do uso de gesso acartonado nas novas construções amplia oportunidades para profissionais especializados

Muito mais leve que a tradicional alvenaria, proporcionando uma economia de até 40 % no total da obra, o gesso acartonado, mais conhecido pelo pomposo nome de Drywall começa a ganhar espaço na construção civil no Brasil.

Para atender o aumento da demanda por profissionais especializados para um mercado em crescimento, o Centro de Educação Armando Mazzo, em Santo André, unidade da rede municipal de ensino, oferece o curso gratuito de Drywall.

No curso, os benefícios da técnica ficam mais claros. ''A execução do trabalho é mais rápida e mais limpa. O peso menor, já que o m² de Drywall pesa 20 kg e o de alvenaria pesa 150 kg, possibilita que as fundações da edificação sejam menos profundas. Tudo isso somado resulta em economia para o construtor'', explica o professor do curso, André Correa de Lima.

Além disso, as paredes de gesso acartonado, que podem fazer as divisórias internas do imóvel, oferecem diversas opções para decoração, permitindo inclusive a construção de paredes onduladas. Segundo Lima existe ainda a possibilidade de colocar internamente placas de isolamento acústico, placas corta-fogo, revestimento de chumbo para hospitais e outros.

''Os clientes estão procurando alternativas novas na área de construção civil que ofereçam rapidez e baixo custo'', diz o engenheiro Élcio Ragazzini, de 46 anos, aluno do curso. Ele trabalha com mercado imobiliário e percebeu a necessidade de reciclagem dos profissionais da área. Um profissional preparado para trabalhar com Drywall pode ganhar até R$ 5 mil por projeto.

Para a cabeleireira Regiane Maria da Silva, de 29 anos, a oportunidade representa o contato com uma nova área de atuação, outra opção de trabalho e mais conhecimento. ''Gosto de ver as coisas ficarem bonitas, me interesso pela parte decorativa'' explica. O fato de o gesso acartonado ser mais leve facilita o ingresso das mulheres nessa área de trabalho.

A iniciativa promovida com o patrocínio da empresa Knauf, uma das três únicas a trabalharem com o produto no Brasil. Tem 100 horas de duração, com aulas de segunda a quinta-feira, e duração de 25 dias úteis. ''Assim que esta turma acabar começaremos outra e assim por diante, durante o ano todo. Por isso as inscrições estão permanentemente abertas'', informa a diretora Leonor Adélia da Silva.

Para se inscrever não há exigência mínima de escolaridade ou de experiência na área de construção civil. É preciso, no entanto, ter mais de 18 anos e noções de cálculo. Os moradores de Santo André têm prioridade no atendimento.

Outros cursos
O Centro Público Armando Mazzo oferece, ainda, os cursos de Eletricista Instalador Residencial, Comandos Elétricos, NR10 (normas de segurança na parte elétrica), Alvenaria, Instalador Hidráulico predial (água fria), Pintor Imobiliário e Informática Básica. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4990-1836 ou (11) 4438-8883

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ