Cursos

Sitivesp incentiva a qualificação de pintores

SENAI/SP tem inscrições abertas para cursos de Pintura Decorativa realizados em parceria com o Sitivesp durante o primeiro semestre de 2010

Estão abertas as inscrições para os cursos de Pintura Decorativa, promovidos pela Escola SENAI “Orlando Laviero Ferraiuolo” - localizada no bairro do Tatuapé, na capital paulista -, em parceria com o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp).

Destinados aos profissionais da área de aplicação de tintas e vernizes interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos, os cursos serão ministrados nas dependências da Escola SENAI, que conta com infraestrutura adequada para a realização dos treinamentos, incluindo aula expositiva, exercícios práticos, trabalhos em grupo e individual. Como recursos didáticos, são utilizados catálogos, normas técnicas, apostilas, vídeos e revistas especializadas, além de oficina.

A intenção é proporcionar qualificação em nível básico para a pintura decorativa em paredes de alvenaria e em madeira, utilizando diversos tipos de materiais e equipamentos. Os cursos abordam, entre outros tópicos, a aplicação correta e manuseio dos produtos; proteção, limpeza e higiene; preparo do local e das superfícies a serem pintadas; preparação das tintas; noções de técnicas de aplicação; racionalização do trabalho; segurança e saúde do trabalhador; difusão de novos produtos e soluções e proteção ao meio ambiente.

Benefícios para todos
O convênio entre o Sitivesp e o SENAI/SP existe desde 1996. Ele foi firmado com o propósito de elevar o nível de qualificação da mão de obra dos pintores da área imobiliária, gerando benefícios para toda a cadeia do setor. Os cursos contam com a participação de empresas associadas ao sindicato, que contribuem com a doação do material utilizado nas aulas práticas e promovem palestras para os alunos. Dessa forma, se aproximam dos profissionais que aplicam e, muitas vezes, especificam os materiais utilizados nas obras.

Por outro lado, os participantes têm a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e técnicas de pintura, além de se atualizar com relação às novidades em produtos e serviços existentes no mercado imobiliário. Os profissionais também recebem informações relativas à correta realização de orçamentos (cálculo de consumo, prazo e quantidade), com o objetivo de evitar desperdícios nas obras. Outro tema importante se refere à postura que o profissional deve ter frente aos clientes, incluindo dicas de como se apresentar e se comportar durante a execução de um serviço.

A avaliação dos alunos é feita por meio de acompanhamento constante das atividades realizadas nas aulas. Também é exigido que o participante cumpra o mínimo de 75% das aulas previstas. Se o aproveitamento for satisfatório, ele recebe o certificado de participação do curso, que tem duração de 40 horas.

Os cursos são realizados semestralmente e as vagas são preenchidas por ordem de inscrição, com turmas de 12 alunos. O investimento é de R$ 400,00 e o valor pode ser dividido em duas parcelas. O participante deve ser maior de 18 anos e alfabetizado. No primeiro semestre de 2010, as aulas serão ministradas durante a semana, com turmas nos períodos da tarde e da noite e aos sábados, em período integral. O objetivo é qualificar cerca de 140 alunos no primeiro semestre de 2010.

Serviço
Curso: “Pintura Decorativa”
Local: SENAI “Orlando Laviero Ferraiuolo” - Rua Teixeira de Melo, 106 – Tatuapé - SP
Informações: Tel.: (11) 2227-6900 / www.sp.senai.br/construcaocivil
Empresas tutoras interessadas: Entrar em contato com Vera Lúcia, no Sitivesp. F: (11) 3262-4566

(Veja a programação completa no Site Via Pública Comunicação, no link Sala de Imprensa > Sitivesp > Imagens)

Sobre o SENAI/SP
A Escola SENAI "Orlando Laviero Ferraiuolo" foi criada para atender à necessidade de preparação, treinamento e especialização de mão de obra para a indústria da construção. As atividades desenvolvidas estão voltadas, em grande parte, para extenso programa de parcerias e convênios - abertos a todos os setores da sociedade, como indústrias, sindicatos, entidades de classes e outros tipos de organizações públicas ou privadas, governamentais ou não-governamentais. Visando promover qualificação profissional de forma eficaz, a Escola oferece vários cursos, treinamentos, serviços, assessorias e consultorias voltadas para o atendimento da cadeia da Construção Civil.

Perfil Sitivesp
Fundado em 1941, com o objetivo de representar legalmente as indústrias paulistas de tintas, o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), apesar de ter base estadual, possui hoje reconhecimento nacional, devido às ações desenvolvidas em prol não apenas de suas associadas, mas em defesa do mercado de tintas, como um todo.
Atualmente, o Sitivesp reúne 74 empresas associadas - entre pequenos, médios e grandes fabricantes de tintas dos segmentos imobiliário, automotivo, industrial e gráfico, entre outros - que representam cerca de 80% de toda a produção nacional de tintas.
Participando ativamente de todas as questões relevantes para o setor, desde a sua criação, o Sitivesp é reconhecido como uma entidade pró-ativa, que se antecipa às necessidades do mercado e, por isso, suas ações visam à integração da cadeia produtiva e a ampliação do consumo de tintas. Através de seus departamentos e comissões, fornece informações e subsídios necessários para que as empresas do segmento atuem no competitivo mercado de tintas.

SITIVESP
Telefone: (11) 3262-4566
www.sitivesp.org.br

Fonte: Via Pública Comunicação