Cursos

Curso da Fundação Vanzolini mostra importância da aplicação sustentável do design

Com metodologia inovadora, o curso alinha conceitos sobre ecodesign à inovação para o desenvolvimento de produtos e serviços

A Fundação Vanzolini, que oferece soluções para empresas, organizações e profissionais, está com as inscrições abertas para o curso de capacitação em Ecodesign - Design e Inovação para a Sustentabilidade Ambiental, até o dia 17 de julho. É voltado para profissionais de áreas como desenho industrial, arquitetura, engenharia, administração, comunicação, desenvolvimento de produtos e serviços que possam contribuir com projetos de sustentabilidade nas organizações. As inscrições podem ser realizadas pelo site.

Baseado em uma metodologia inovadora, o curso oferece alinhamento dos objetivos estratégicos da organização, apresentando o design dentro do contexto da sustentabilidade. Com uma visão crítica e reflexiva sobre o tema, o estudo procura demonstrar as oportunidades de aplicação e os caminhos para a implementação nas empresas.

Formado por três módulos que abordam a sustentabilidade e a sociedade atual, o programa inclui temas como: o design e as necessidades contemporâneas; concepção de projetos sustentáveis e cenários; direito, legislação ambiental, certificação e premiação para a sustentabilidade; logística verde; consumo, uso e sociedade; desmontagem, descarte, desmaterialização; Avaliação e Projeto do Ciclo de Vida (LCA / LCD); Gestão de projetos para Sustentabilidade; Governança e Sistema de Gestão Ambiental; Design, comunidades criativas, inovação social; Sustentabilidade orientada pelo Design e oficinas de trabalho.

curso de capacitação em Ecodesign - Design e Inovação para a Sustentabilidade Ambiental
carga horária: 172 horas
horário: terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30.
local do curso: Av. Paulista, 967, 5º andar, São Paulo (SP)
informações: 0800 770 06 08 (Estado de São Paulo); (11) 3145-3717 (demais regiões); ou www.vanzolini.org.br
inscrições abertas até: 17/07/2011
início previsto das aulas: 02/08/2011


SOBRE A FUNDAÇÃO VANZOLINI
A Fundação Vanzolini, criada em 1967 e gerida pelos professores do departamento de Engenharia da Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), tem por objetivo desenvolver e difundir atividades de caráter inovador nas áreas de engenharia da produção, administração industrial e gestão de operações. As principais atividades estão concentradas nos segmentos de educação continuada, certificação, gestão de tecnologias aplicadas à educação, consultoria e cursos tanto nas unidades próprias como in company.
Instituição sem fins lucrativos, a entidade prioriza projetos por critérios de relevância econômica e social, pautando a atuação segundo atributos da excelência acadêmica, profissional e ética.
A Fundação Vanzolini faz parte da IQNet (The International Certification Network), que responde por mais de 30% das certificações de sistemas de gestão no mundo. Além disso, tem assento no board da SBAlliance (Sustainable Building Alliance), aliança mundial de empresas, fundada em Paris, em abril de 2008, com preocupações ambientais e interessadas em avaliação e certificação de construções sustentáveis.

Fonte: Ateliê de Textos