Notícias

Como aumentar o conforto através da iluminação?

Diferentes tipos de iluminação podem criar ambientes únicos em casa


Iluminação direta - Na foto, a iluminação destaca os quadros


Mais que um ambiente bem planejado e decorado, a iluminação pode fazer toda a diferença em casa. Lorena Mattos, ligthing designer da Templuz, do Grupo Loja Elétrica, explica que os benefícios passam pelo conforto visual; melhor aproveitamento do ambiente até a economia de energia. “Um planejamento luminotécnico bem definido traz aconchego e economia ao usuário, além de valorizar espaços, produtos e a qualidade de luz, fazendo com que o ambiente possa ser utilizado da melhor maneira”, explica.

Cada situação e ambiente pedem um tipo de iluminação específica. “Ela pode ser configurada de acordo com o desejo do cliente. Através de diferentes posicionamentos das lâmpadas, por exemplo, é possível deixar um mesmo local com a luz perfeita para um jantar romântico ou para um dia de estudos”, exemplifica.

Conheça os tipos de iluminação:

Difusa

Esse é o mais tradicional modelo de iluminação, centralizada no ambiente e instalada no teto. “Ela ilumina o cômodo de maneira uniforme, sem contrastes. É uma luz mais confortável, bastante utilizada em salas, quartos e banheiros”, conta Matos. A lighting designer ressalta que esse tipo de iluminação pode ser utilizada em conjunto com os outros tipos, dependendo da função que você deseja dar ao ambiente. “Por exemplo, se você tem um local de estudo em um quarto, pode utilizar também da iluminação direta, como uma luminária de mesa”.


A luminária foi colocada no centro do cômodo e espalha luz pelo ambiente

 

Indireta

A iluminação indireta ocorre quando se utiliza alguma superfície, que pode ser o gesso, o teto ou até a própria luminária, para rebater o fluxo luminoso, que será refletido pela superfície branca do teto e se espalhará pelo ambiente. Isso permite criar ambientes decorativos e mais intimistas. “Esse tipo de iluminação é bastante utilizada em salas e quartos, para dar contraste”, destaca Matos.


Aqui, observamos a iluminação indireta no gesso, que acaba se refletindo na cortina

 

Direta

A iluminação direta é aquela que incide diretamente sob algum objeto ou superfície. Seu uso mais comum é em escritórios e locais de estudo, na qual é utilizada uma luminária, mas também pode ser usada para destacar alguma planta, parede ou objeto decorativo, ressalta a lighting designer.

 

Fonte: Hipertexto Consultoria