Notícias

Iluminação valoriza projetos da Casa Cor

A iluminação como parceira dos projetos arquitetônicos e paisagísticos, realçando o colorido, valorizando espaços e destacando detalhes está mais uma vez presente na Casa Cor São Paulo 2010. O destaque fica por conta do Jardim dos Sons, um dos espaços que compõe a Casa Kids, e da fachada do BGourmet, ambos com projeto luminotécnico do lighting designer Rafael Serradura.


No total, foram utilizadas 96 lâmpadas halógenas fabricadas pela empresa de iluminação Golden, escolhidas devido à elevada reprodução de cor e funcionalidade. Segundo Serradura, as halógenas também foram escolhidas devido à flexibilidade dos efeitos que proprociona, se adaptando ao estilo de cada lâmpada e suas diferentes angulações.

Casa Kids
No Jardim dos Sons o objetivo era fazer da iluminação uma parceira para dar conforto e despertar sensações. O espaço, projetado por Eduardo e Beatriz Mera, é voltado tanto para crianças como para adultos e leva em conta critérios como acessibilidade e sustentabilidade. “O foco principal do projeto é integrar todos os espaço do jardim, de forma que o visitante se sinta à vontade nele”, esclarece Serradura.

O jardim de 370 m² é fechado por vegetação de grande porte compostas por árvores existentes no próprio Jockey, com cerca de  15 metros de altura, que formam um grande teto verde. Para dar uma sensação única ao espaço, foram usadas 25 lâmpadas halógenas Palito 300W / 220V da Golden, que perimetram a área de forma mais artística através do efeito de luz e sombra.

Os brinquedos foram destacados de forma mais plástica, sendo obras de arte ao ar livre e iluminados para integrar a família e estimular todos os sentidos. A adoção da luz indireta completa a iluminação cenográfica feita pelas luminárias embutidas no solo, em sistema uplight e por  35  lâmpadas halógenas PAR20 50W / 30º 220V  e 50 lâmpadas halógenas PAR38 120W / 30º 220V fabricadas pela Golden.


Beatriz Fernadez Mera e Eduardo Fernandez Mera

BGourmet
A fachada BGourmet projetada pela Agência MPM tem como tema a África do Sul, cuja história é contada através de um grande painel logo na entrada. Para valorizar este conteúdo temático, o lighting designer procurou valorizar o volume arquitetônico, optando por trabalhar uma iluminação de destaque único que aumenta a sensação de horizontalidade da construção. “Por se tratar de uma fachada em forma de cubo, tínhamos que valorizar o conteúdo temático, adotando uma iluminação homogênea para destacar toda a arte do espaço”, explica o especialista.

A luz direta é formatada pelas luminárias instaladas no módulo superior do cubo, focando diretamente o painel da fachada, e a luz indireta é adotada nas vegetações perimetrais.

Para isso, foram aplicadas 30 lâmpadas halógenas PAR20 50W / 30º 220V embutidas no forro de gesso, “o que dexiar o espaço mais clean, sem interferêrncias externas”, explica o especialista. Também foram usadas 06 lâmpadas halógenas Palito 300W / 220V nos holofotes que projetam para o jardim, o que dá uma maior área de abrangência. As lâmpdas são da Golden

Ficha técnica
Arquitetura: Eduardo e Beatriz Mera/ MPM
Projeto Luminotécnico: Studio Serradura
Lâmpadas: halógenas Palito, PAR20 e PAR 38 (Golden)
Fotos: Davi Martins

Studio Serradura
O Studio Serradura é um escritório especializado em iluminação funcional / cenográfica, com a finalidade de desenvolver projetos nas áreas comerciais, residenciais, eventos e no design de peças exclusivas. Recém premiado no IV Prêmio Abilux de Projetos de Iluminação (Categoria Lojas) e no II Prêmio Lafarge Gypsum de Arquitetura de Interiores (Escultura de Luz), está entre os 10 melhores escritórios de iluminação residencial do País, além de uma vasta gama de espaços assinados em diversos estados brasileiros, com alguns projetos reconhecidos internacionalmente. www.studioserradura.com

Sobre a Golden
A Golden é especializada em iluminação residencial, comercial, industrial e pública e atua no mercado brasileiro desde 1990. Recém premiada no Prêmio Top Anamaco por efetuar a primeira aplicabilidade de lâmpada metálica com tecnologia Venture Lighting na Iluminação Pública do Brasil, a Golden de destaca por ter 85% de sua linha de produtos comprometida com a conservação de energia. Associada a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), a Golden se orgulha de ter mais de 100 itens com a etiqueta ENCE no mercado. www.lampadasgolden.com.br

Fotos: Release Casa Cor
Fonte: Vértice Comunicação