Notícias

Tendências da construção civil e a seco no Brasil

O sistema de construção a seco que proporciona mais leveza para as edificações, menos desperdício e reduz sensivelmente o tempo de execução da obra

Para que o mercado da construção civil continue crescendo acima do PIB (Produto Interno Bruto), que segundo estimativa do governo será de cerca de 4% este ano, é preciso promover a industrialização da construção, sua padronização e a coordenação modular de materiais para que as obras sejam mais rápidas e eficientes, como o sistema de construção a seco.

De acordo com Fabio Din, coordenador de desenvolvimento de mercado Drywall da Isover Saint-Gobain, o cenário atual aponta oportunidades latentes para o crescimento da construção a seco:

“A necessidade de melhorias em infraestrutura – portos, aeroportos, estradas, hidrelétricas; a proximidade com os eventos esportivos (Copa e Olimpíadas) no Brasil, que geram construção de arenas, hotéis, são apenas algumas delas”, afirma Din.


No entanto as boas perspectivas por si só não garantem o crescimento de cada empresa da cadeia produtiva. Segundo Din, em especial na construção a seco (Drywall / Steel Framing / Wood Framing), para que o mercado continue crescendo exponencialmente com obras rápidas e otimização de recursos, será necessário ampliar a capacitação da mão de obra (projetistas, montadores, estudantes de engenharia/arquitetura, corretores), primar pela qualidade plena do sistema e, no âmbito da distribuição, diversificar o mix de produtos e investir em relacionamento com os clientes.

Em recente sondagem feita pelo SidusCon-SP (Sindicato da Construção), em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), a construção civil deverá crescer 5,2% este ano, o que representa um volume bem superior aos 3,6% registrados no ano anterior.

A Isover Saint-Gobain tem proporcionado oportunidades de melhoria dos serviços oferecidos pelas empresas de construção a seco por meio de cursos de montador do sistema Drywall. O curso gratuito, com 24 horas de duração, oferece 15 vagas a cada edição e acontece semanalmente no Centro de Treinamento da Isover, em Santo Amaro, São Paulo. Ao final do curso os participantes recebem um certificado de montador.

São ensinadas as técnicas de instalação de paredes em Drywall com foco em:

  • Segurança do trabalho (EPIs);
  • Equipamentos;
  • Leitura do projeto executivo;
  • Corte e montagem da estrutura / perfis de aço (parede e forro);
  • Aplicação das tubulações de elétrica e hidráulica;
  • Aplicação da lã de vidro para isolamento térmico e acústico;
  • Aplicação das placas de gesso e tratamento das juntas.



Serviço:
Curso de montador em Drywall, Isover Saint-Gobain
Sempre às terças-feiras das 8h às 17h.
Local: Centro de Treinamento Isover – Rua João Alfredo, 177 - Santo Amaro
Mais informações pelo telefone 11-2202-4808.

Sobre a Isover Saint-Gobain
A Isover Saint-Gobain, fundada em 1937 na Europa, é líder mundial em materiais de isolamento térmico e acústico. Presente no Brasil desde 1951 é a maior fabricante de lã de vidro. Fabrica produtos para os setores da Construção Civil, Industrial e Automobilístico.
Para a Construção Civil produz forros acústicos removíveis; subcoberturas residenciais; feltros para isolamento sob coberturas metálicas; painéis absorvedores para instalação em paredes internas; e, a lã de vidro usada tanto nesses produtos quanto para isolamento do sistema dry wall.
Para o mercado Técnico a Isover faz painéis para aplicações industriais; revestimentos termo acústicos para tubulações industriais de usinas e caldeiras; e, revestimentos e dutos para ar condicionado.

Fonte: Casa da Notícia